segunda-feira, 9 de julho de 2007

Um relato de um sobrevivente do ataque ao Itagiba




Um relato sobre o torpedeamento do Itagiba

Por Pedro Paulo de Figueiredo Moreira( é ex-combatente, tendo servido o Exército brasileiro na campanha da Itália)


"(...)Embarcamos no dia 13 de agosto de 1942, às 13 horas, no armazém 13 do Cais do Porto do Rio de Janeiro, no navio Itagiba, com destino a Olinda, em Pernambuco. O navio conduzia 119 passageiros, entre militares, senhoras, crianças e a tripulação.
A partida de Vitória para a Bahia aconteceu no dia 15, às 16h da manhã. Até o amanhecer do dia 17, fazíamos boa viagem, sem nenhuma ocorrência anormal. Ao chegarmos a altura do farol de São Paulo, mais ou menos a 30 milhas de Salvador, às 10 horas e 50 minutos do dia 17, no momento em que estávamos almoçando, fomos surpreendidos por uma violenta explosão e o estremecimento geral do navio, o que determinou a queda de objetos que se encontravam nos camarotes, além da quebra de vidros etc. Ouvíamos: “Fomos torpedeados, vamos para as baleeiras!” Grande parte do navio ficou em destroços.

A princípio não sabíamos bem do que se tratava, mas, logo, foi constatado tratar-se de torpedeamento. Estabeleceu-se, naquele momento, pânico a bordo, correria de um lado para outro, em busca de salva-vidas e em direção às baleeiras, das quais poucas foram retiradas dos picadeiros e lançadas ao mar. Só houve uma explosão em baixo da escotilha do porão número 3, a boreste, e não se viu a unidade inimiga devido a inclinação do navio que adernava. Afundaríamos em cerca de dez minutos, enfrentando uma forte ventania e um mar muito agitado.

Quando nos esforçávamos para sair do navio, a baleeira caiu em cima do convés, encostando-se à chaminé. Gritos eram ouvidos para que os passageiros buscassem salvamento de qualquer modo, pois o navio já começava a sua inclinação vertical. Eu, particularmente, fui tomado de tremendo medo que chegou ao ponto de transformar-se em total desprendimento, pois criei coragem para lançar-me ao mar como a única alternativa de salvamento.

Ao saltar, fui puxado pela sucção das águas provocada pelo afundamento do navio, tendo sido arrastado a grande profundidade, voltando à tona, após muito esforço, segurei-me em um pedaço de madeira, a fim de descansar e adquirir forças para nadar em direção a uma das baleeiras que já se encontrava afastada do local da tragédia.

Assisti cenas que jamais pensei de presenciar na minha vida durante o tempo em que estive abraçado aos destroços do navio. Vi companheiros meus serem puxados por tubarões, dando gritos de dor e desaparecendo; outros mais fracos, perderam o juízo diante de tanta barbaridade, proferindo frases sem nexo, tais como: “Eu quero café”; “Espere minha mãe”; “Vou a pé” e desapareciam na profundeza do mar.
Após presenciar esse espetáculo desesperador, nadei em direção a uma das baleeiras.

Devido à superlotação, a baleeira tombou lançando muita gente ao mar pela segunda vez, inclusive eu. Após algumas horas de pavor e nervosismo, surge um iate, parece-me, enviado por Deus, o Aragipe, que presenciara o naufrágio do nosso navio e viera em nosso socorro, recolhendo a bordo todas as vítimas, levandonos para a cidade de Valença, na Bahia.

Nessa localidade, os feridos foram levados ao hospital e os náufragos restantes colocados em casas de família, gentilmente oferecidas pelos moradores, como também nos salões da Prefeitura.

Ao chegarmos em terra, foi imediatamente organizada a lista dos sobreviventes, notando-se a falta de onze tripulantes, inclusive o comandante. Este apareceu no dia seguinte, acompanhado de um taifeiro. Os passageiros desaparecidos, naquele momento, eram cerca de 25. Hoje, sabemos que, naquele triste naufrágio, perdemos

36 brasileiros e, naquela mesma hora, próximos a nós, mais vinte, com o torpedeamento do Arará.Após mais ou menos três dias, fomos para Salvador num navio de guerra, o cruzador Rio Grande do Sul. Chegamos a Salvador no mesmo dia e nos alojamos no Forte Barbalho, onde ficamos até seguir destino para Olinda, como previsto.

No naufrágio do navio Itagiba, destaco duas figuras realmente excepcionais: O Tenente Alípio de Andrada Serpa e o nosso soldado Walter Silero Fix. Não posso deixar passar essa oportunidade sem ressaltar o heroísmo e bravura daquele jovem oficial do nosso Exército, o valente Tenente Serpa, que soube, no momento do bárbaro e covarde atentado, portar-se como verdadeiro líder, atento e atuante, dotado de exata noção do cumprimento do dever.

No desejo de salvar a todos os seus comandados, morreu tragado pelo oceano, vítima da ação, cruel e covarde, dos nazistas. O desassombro do Tenente Alípio Serpa, brioso oficial do nosso glorioso Exército, ficou como um belo exemplo para todos os brasileiros. Eu estava correndo, transtornado, em busca de um salva-vidas, vendo-me, deu-me o seu, dizendo: “Calma seu Figueiredo, muita calma!” quando, então lhe disse: “Este é seu, Tenente. O senhor não vai deixar o navio?” Respondeu-me: “Sairei depois de todos os meus soldados, fique com o salva-vidas.” Sinto-me feliz por poder, publicamente, demonstrar minha gratidão pela sua impressionante solidariedade humana em tão trágico momento.

Não seria justo também deixar de enaltecer o nome do meu velho amigo, hoje falecido, soldado Walter Silero Fix, pelo belo gesto heróico e de amor ao próximo, salvando a menina Vera Beatriz, filha do Capitão Tito Canto, tomando-a nos braços e só a deixando em terra firme. Ele obteve o respeito e a admiração de todos com aquela atitude!(...)"

FONTE: História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial

Leia o relato na integra no link abaixo:

http://www.anvfeb.com.br/ten_Pedro_Paulo_2.htm


Obs: O Itagiba levava na ocasião de seu naufrágio, 179 pessoas( 60 tripulantes e 119 passageiros), das quais foram assassinadas, 39.

5 comentários:

Unknown disse...

Tenho muito orgulho de ser neto do comandante do Aragipe, que num ato de extrama coragem socorreu as vitimas, guardo com muita honra as duas medalhas recebidas por ele, e para os sobreviventes um forte abraço.

Unknown disse...

O comandate do Aragipe, José da Hora Rêgo ( COMANDANTE ZUCA )que faleceu em 1999. E quero aqui fazer uma homenagem a esse homem do mar, que viveu no mar e do mar,
que onde ele esteja, esteja navegando com tranquilidade,essa é a homenagem de um neto cheio de orgulho.

Ace Sousa disse...

Farol do Morro de São Paulo, se me permite a correção. Nasci na cidade de Valença e minha avó (14 na época) foi uma das pessoas que ajudaram as vítimas na Casa de Saúde. Diz que foi tanta gente resgatada que não havia espaço para todas lá então enviaram algumas em estado menos crítico para a Recreativa, uma espécie de salão de baile da época. O prédio existe até hoje.

Unknown disse...

Meu pai era tripulante, oficial de convés Accácio Mattos.

Maria Cláudia Cabral|Aika disse...

Sou neta do capitão Tito Canto e sobrinha de Vera Beatriz, ainda hoje viva. Só não entendo a figura da suástica em seu blog. Confesso que me assustou e por um instante acreditei - espero que não - fosse um apoiador de tão nefasta ideologia.